Serviços

A maioria dos pianos possui entre 10.000 e 12.000 partes, a maioria interconectadas sendo que dessas, 220 são cordas. Além da perda gradual da tensão das cordas (desafinação natural), muitos outros fatores podem alterar o som do piano, tais como:
desgaste dos martelos, cravelhas moles (pinos nos quais as cordas são presas), cordas mal distribuídas ou enferrujadas, abafadores mal regulados, mudanças climáticas...
Atingir o equilíbrio e estabilidade na afinação do instrumento pode exigir mais ou menos tempo, dependendo das condições do instrumento.
Sejam eles verticais ou de cauda, os pianos devem ser afinados duas vezes por ano e regulados a cada dois anos. Caso não estejam em uso constante, nas mãos de alunos ou profissionais, uma afinação anual com revisão a cada três anos garantirá as condições de uso e conservação.
regulagem
Cada peça do piano desempenha uma função única, embora ela esteja relacionada orgânicamente com as demais. Assim, quando o técnico regula o mecanismo do seu piano, ele está alinhando e nivelando componentes de ação e suas inter-relações, de modo que cada nota no piano possa funcionar em sua melhor condição.
As metas padrão focadas no processo de regulagem são: regularidade, velocidade, força, controle e conforto.
As principais características de um piano devidamente regulado são:
Um teclado uniforme onde se sente a regularidade de nota para nota;
Um teclado e pedais que comandam um amplo intervalo dinâmico;
Um mecanismo que responde às exigências técnicas necessárias para
a execução de qualquer repertório.
Os principais benefícios oferecidos por um piano que recebe manutenção regular são:
usufruir sempre de um instrumento em boas condições;
evitar que problemas menores progridam, causando danos e desgastes excessivos, aumentando consideravelmente os gastos com reparos;
melhor preço de mercado em casos de venda/troca
reparos

Reparos menores são feitos, na maioria das vezes, no local onde o piano se encontra. Esses serviços podem incluir os mais variados procedimentos, como; conserto ou substituição de peças quebradas, teclas/martelos prendendo, troca de cordas.
Alguns reparos, como recuperação de martelos, troca completa dos eixos, móvel e restaurações devem ser feitos em ateliê.
Ao ligar para agendar serviços, procure fornecer o maior número de informações possíveis sobre o piano e suas condições. Abaixo alguns ítens que podem ser detalhados antes da visita.
a marca do piano
o modelo - vertical (armário) ou de cauda
o estado do teclado - se existem teclas ou martelos prendendo
notas extremamente desafinadas (destoando das demais) ou cordas quebradas
a data da última afinação
Com o intuito de melhorar a qualidade e preços dos serviços, tais informações permitem ao técnico uma pré-avaliação, evitando eventualmente uma segunda ou terceira vista.
restauração

Vista como a melhor opção para alguns pianos, a restauração é indicada comumente em dois casos: para instrumentos de melhor qualidade e valor de mercado, ou para pessoas que queiram preservar seus antigos instrumentos por valores sentimentais.
Por vezes uma boa limpeza interior, regulagem de mecânica, remodelar martelos, afinação e entonação são suficientes para devolver ao piano um toque satisfatório e melhor condição sonora. Nesses casos, os preços dos serviços costumam ser medianos, dependendo da extensão do trabalho.
Em outros casos, quando a restauração é extensa, inclui troca de cordas, substituição de martelos, cravelhas, feltros, molas e abafadores, regulagens e todos os outros procedimentos necessários. Sendo assim, uma restauração completa implica em substituição massiva de componentes (sempre seguindo os padrões originais) além de muitas horas de trabalho.
Trata-se de um investimento maior que pode acabar sendo uma boa escolha, porém, há de se analisar muito e convém consultar um profissional antes de comprar um instrumento "raro" ou que necessite de reformas. Tais reformas por vezes podem facilmente ultrapassar o valor de mercado do instrumento, mesmo depois de renovado.
- PARA MAIS INFORMAÇÕES/AGENDAMENTO E ORÇAMENTOS ENTRE EM CONTATO -
Porto e deslocamentos - 913 762 889
